voltar

Como conquistar espaços na mídia e se tornar uma fonte confiável de informação

Cenário

Porque é importante se comunicar bem

Ao se comunicar bem, você passa a ser ouvido, admirado e respeitado por todos. A comunicação adequada cria um ambiente propicio para implantar ideias e fazer as mudanças pretendidas em um setor econômico, em uma  categoria profissional ou mesmo na sociedade, tais como: valorizar a profissão, aprovar projetos, mudar leis e vencer desafios que trarão benefícios a muitos.

Mas em qualquer dos casos é preciso ter a imprensa como aliada. 

E também as redes sociais que, juntamente com a imprensa, podem impulsionar e multiplicar ideias levando a obter o apoio necessário para as mudanças desejadas.

Mas, cuidado no trato com os jornalistas, pois são eles que irão ajudar a obter o apoio que você precisa da mídia. Então atenção às dicas que seguem:

1 – Total domínio do assunto. Se você pretende abraçar alguma causa, é porque ela te incomoda, certo? Então, primeiramente verifique se este é um problema real, se existem outras pessoas ou grupos interessado na causa e quais são as vantagens que a solução do problema trará para a sua categoria, sua entidade e a comunidade em que você atua:  

2 – É importante estar sempre em evidência na mídia.  Transforme a sua causa em notícia, para abrir espaço na mídia e, depois, dê continuidade ao tema, por meio da divulgação de fatos novos. 

3 - O espaço da mídia é super disputado. Como vencer essa concorrência? 

               Fique atento a estes três tópicos, no mínimo:

a. ofereça sempre informações relevantes e que sejam de real interesse da imprensa e da sociedade, 

b. esteja sempre à disposição dos jornalistas, no momento da solicitação da entrevista.

c. consolide sua imagem, com uma boa comunicação física e intelectual para conquistar simpatias e fazer com que as pessoas parem para te ouvir e “ comprem” suas ideias. 

Lembre-se: é a audiência que te transforma em autoridade em determinado assunto, e te dá condições de sugerir e fazer mudanças.

Evite desgastar e queimar sua imagem 

Para construir uma imagem de credibilidade na imprensa você leva tempo, divulgando informações de interesse com frequência e se posicionando de maneira correta nos meios de comunicação, contudo é fundamental ficar atento para não cometer nenhum deslize que possa  estragar a sua imagem, bem como prejudicar a sua categoria, e até mesmo desconstruir todo um trabalho realizado anteriormente.

        O que pode queimar sua imagem e acabar com a sua credibilidade:

a) Oferecer informações erradas,

b) Falar mentiras ou fazer acusações sem fundamentos,

c) Se expressar mal, como por exemplo: falar errado, “comer esses e erres, suprimir is”, usar gírias, chavões de sua profissão, defender mal suas causas.

Estas são algumas das principais dicas, mais investir em uma comunicação adequada é fundamental, pois isto te ajudará de forma decisiva a ter sucesso na imprensa e a conquistar as vitórias desejadas.

Se você tem o desejo de se comunicar bem, ser reconhecido pelo seu bom trabalho à frente de sua empresa ou entidade, e obter conquistas históricas para a sua categoria e a sociedade em geral, entre em contato, teremos prazer em contribuir para resolver os seus problemas de comunicação. 

Grande abraço

Lenilde Plá de León

Contatos:

Telefone: 11 5011-1257

Skype: lenilde.deleon

Email: lenilde@deleon.com.br