Assessoria de Imprensa e consumidor, como se dá essa relação?

Nessa sexta-feira, 15 de março, todo o mundo estará comemorando o “Dia do Consumidor”.

Como somos todos consumidores, e o consumo e a produção são atividades que se afetam mutuamente, é interessante que, para o nosso próprio bem, nossos direitos sejam reconhecidos e que seja cada vez mais propagada a conscientização sobre práticas comerciais justas e igualitárias. É o que desejamos.

No universo consumo x consumidores, um fator determinante para o sucesso é a comunicação.

Hoje estamos convictos de que os dados são mais importantes do que qualquer ativo empresarial, certo? Até mesmo sobre o dinheiro, os bens materiais e o patrimônio. Não é à toa que legislações como a Lei Geral de Proteção de Dados-LGPD, aqui do Brasil, e a Lei de Privacidade Americana-ADPPA, vem ganhando força e, cada vez mais, empresas aumentam os esforços para proteger seus clientes.

E o que são dados, senão as informações?!

Pesquisas mostram o quanto ter uma base sólida de comunicação permite a tomada de decisões direcionadas e assertivas. A consequência, naturalmente, e em efeito cascata, é o sucesso do negócio. Portanto, investir na estruturação da informação é um passo crucial para quem quer acompanhar a evolução do mercado e se manter competitivo.

A contribuição da Assessoria de Imprensa

Neste aspecto, a assessoria de imprensa desempenha a função de fortalecer a imagem da empresa perante o público, estabelecendo uma comunicação eficiente entre a organização, a imprensa e os consumidores.

A assessoria de imprensa impacta positivamente as empresas não somente no Dia Internacional do Consumidor, mas em todos os dias do ano, por meio da divulgação das ações do negócio para a imprensa, tais como: Quem ele é? O que ele faz? Qual estratégia usa? De que forma contribui com a sociedade? Enfim, a ideia é, por meio de entrevistas, artigos, press releases, avisos de pautas, trabalhando em parceria com os meios de comunicação, tornar a empresa conhecida e aceita pelos consumidores.

Assim, elaborando tais 'engenhosidades' de comunicação, a assessoria de imprensa torna-se responsável por divulgar iniciativas, lançamentos, pesquisas e, dessa forma, aumentar a visibilidade da empresa. A consequência será

maior estímulo e interesse por parte dos consumidores.

Gerenciamento de crise

Outro aspecto importante é a gestão de crises, afinal todos estamos sujeitos a erros e equívocos, imprevistos e ocasiões inesperadas. Mas, sem o tratamento de informações adequado, esses acidentes podem repercutir de forma negativa para a imagem da empresa. Isso ganha uma proporção maior com a força das redes sociais.

Assim, o recomendável é que os negócios estejam preparados para lidar com as situações negativas de forma rápida, mas sem deixar de lado a transparência e a eficácia, a fim de minimizar os impactos negativos e, primordialmente, manter uma boa imagem perante o público online.

Como diz um jargão comum na área da comunicação, "a assessoria de imprensa desempenha um papel fundamental na construção da reputação da marca". E não é para menos: ao auxiliar a identificar precocemente obstáculos e problemas e elaborar estratégias de gerenciamento de crises que minimizam ou zeram efeitos adversos, óbvio que isso influenciará positivamente na decisão de compra dos consumidores.

Nesse Dia Internacional do Consumidor, a dica é investir em um serviço de assessoria de imprensa para garantir o sucesso em um mercado cada vez mais competitivo, diante de consumidores cada vez mais empoderados.

Fale conosco.

Lenilde Plá de León