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Comunicação é a estratégia para respeito e fidelidade no trabalho

Comunicação é a estratégia para respeito e fidelidade no trabalho

Produtividade

Ansiedade, depressão, preocupação, estresse, imediatismo, irritabilidade... Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde-Opas/OMS, a pandemia de Covid-19 desencadeou um aumento de 25% na prevalência desses transtornos em todo o mundo. Da casa para o trabalho, fato é que nas empresas, muitas pessoas estão, neste momento, sofrendo com o problema. E a consequência é a baixa produtividade.

Na tentativa de reverter esse cenário, têm se falado no papel dos empregadores de promover um local de trabalho mais inclusivo e respeitoso, e que procure privilegiar o lado humano de cada trabalhador. Prova disso está no estudo do Instituto de Liderança Novak, da Universidade de Missouri. Nele, os pesquisadores descobriram que a comunicação é uma cultura cuja meta é valorizar o reconhecimento e o respeito, oferecendo resultados positivos aos funcionários, o que se reverterá em clientes mais próximos e fidelizados.

Portanto, ao analisar a pesquisa, a conclusão é que a [boa] comunicação é fundamental para que o negócio se mantenha ativo no mercado, cada vez mais competitivo.

Mas, afinal, o que é a boa comunicação? 

Tem quem pense que a comunicação é um atributo das pessoas que tem desenvoltura e sabem se expressar bem. Em parte, isso é verdade. Contudo, não é só. Uma comunicação envolve informações claras, e o objetivo de saber trabalhar essas informações é fundamental para aprimorar os procedimentos de trabalho, o que começa internamente e se manifesta para o externo.

Tudo porque, através da comunicação, que é uma ferramenta, é possível desenvolver uma avaliação de desempenho.

O que muitos empreendedores não perceberam ainda é que seus negócios não estão realizando realmente o processo de comunicação. Ora é muita informação, ora é pouca. Tem momento que há excesso de cooperação e engajamento, em outros, isso falta. Isso sem contar a divulgação indevida de informações, o que acarreta em clientes que reclamam, e com razão, afinal ninguém gosta de não saber nem como agir nem com quem falar.

De modo geral, aperfeiçoar a comunicação no ambiente de trabalho é sinônimo de ter ideias, acordos e soluções trabalhados de forma objetiva e transparente. Vale lembrar que a comunicação é uma das principais habilidades do ser humano, e não pode ser tratada como exceção no ambiente corporativo.

Como se não bastasse, as novas tecnologias e tendências de mercado aumentaram a importância do domínio da comunicação escrita e oral nas empresas, e os consumidores estão atentos a isso.

Gostou dessas dicas?

Presente há mais de 25 anos no mercado, a De León Comunicações é uma agência especializada na produção de conteúdos, assessoria de imprensa, interações de redes sociais e auxilia grandes, pequenas e médias empresas a trabalharem melhor a comunicação interna e externa. Que tal conferir? Acesse o nosso site www.deleon.com.br para marcamos um encontro. Será uma satisfação poder te ajudar.

Lenilde Plá de Léon é editora da De León Comunicações