voltar

Comunicação interna e externa tendo como aliada a tecnologia

Comunicação interna e externa tendo como aliada a tecnologia

Tecnologia é uma poderosa aliada, tornando-se uma ferramenta que transcende as barreiras físicas

À medida que a tecnologia avança, a comunicação interna e externa  mostra-se como pilares fundamentais para o sucesso das organizações em várias escalas.

Nessa perspectiva, e diante da necessidade de uma comunicação eficiente, a tecnologia desponta como uma poderosa aliada, tornando-se uma ferramenta que transcende as barreiras físicas e potencializa a troca de informações entre os membros de uma empresa e sua relação com o mercado.

Comunicação Interna

Internamente, a comunicação se constitui em um conjunto de estratégias e ações capazes de promover o alinhamento, o engajamento e a integração dos colaboradores de uma empresa.

Uma comunicação interna bem feita conecta diferentes setores, departamentos e hierarquias, e cria um ambiente de trabalho propício para disseminar os valores corporativos e alcançar os objetivos  estabelecidos pela empresa;  além de despertar o sentimento de pertencimento dos colaboradores, reduzir  conflitos internos, aumentar a produtividade e, consequentemente, impulsionar os negócios.

Dicas para potencializar a comunicação com a tecnologia

Redes Sociais Corporativas: nessas redes, os colaboradores podem compartilhar ideias, projetos e notícias relevantes para a empresa de forma rápida e integrada. Essas redes têm a capacidade de promover a interação entre diferentes áreas da empresa, estimulando a colaboração dos trabalhadores e fomentando a construção coletiva do conhecimento.

Manual do Colaborador: ao disponibilizar um manual digital, acessível a todos os colaboradores, onde é possível encontrar informações fundamentais sobre os processos internos, as políticas da empresa, o comportamento esperado dos colaboradores e os benefícios oferecidos, a empresa poderá reduzir problemas cotidianos, evitar o retrabalho e, por consequência, a perda de dinheiro e tempo,  otimizando a execução de tarefas e os bons resultados.

Outras dicas para potencializar a comunicação interna por meio da tecnologia são as reuniões ou eventos por videoconferência. Atualmente, as plataformas que operam nessa área estão muito desenvolvidas, oferecendo recursos de compartilhamento de tela e interação em tempo real com um grande número de pessoas. Uma Intranet bem estruturada é automaticamente um hub de informações interno, possibilitando a disponibilização de documentos fundamentais, notícias da empresa, manuais e até mesmo espaços para discussões de projetos e feedbacks. O Mural Digital é outra ferramenta prática, especialmente para o compartilhamento de notícias, reconhecimentos e comunicados importantes.

Assim, a incorporação de tecnologias na comunicação interna das empresas não somente agiliza os processos internos, como também fortalece o vínculo entre colaborador e organização.

Comunicação Externa

Externamente, a comunicação se apresenta como a ponte que transporta a empresa, sua cultura, valores, produtos e serviços para o mercado, por se relacionar diretamente com clientes, imprensa, mídias sociais, e a sociedade em geral, sendo responsável pelo sucesso e continuidade da marca, desde que seja assertiva e bem praticada.

A comunicação externa, contudo, exige alguns cuidados, em especial nesse universo tecnológico, em que a interação com os consumidores é instantânea. Uma reclamação sobre atendimento, serviços mal prestados, ou imperfeição em produtos, pode trazer projeções negativas para a imagem da empresa.

Portanto, os canais externos de comunicação, como sites, blog, bem como as redes sociais da empresa (Facebook, Instragram, LinkedIn, Tic Toc) precisam ser administrados por profissionais que realmente entendam de comunicação externa. Qualquer deslize é fatal para a imagem corporativa, e pode trazer desgaste e prejuízos para o negócio.

E quanto ao relacionamento com a imprensa, o ideal seria ter um porta-voz ou porta-vozes da empresa, devidamente preparados para atender os  jornalistas. Importante ter consciência que a linguagem midiática é específica. E o sucesso ao fracasso nas relações com a imprensa depende do domínio dessa linguagem. 

O tema comunicação é muito vasto, e impossível caber em um artigo; quando se junta à tecnologia, então, se amplia enormemente. Mas é imperioso dominá-lo para fazer sucesso na mídia, consolidar sua marca, pessoal ou empresarial, e obter os resultados esperados em seu negócio ou em sua vida.

 

O Blog De León comunicação dá mais algumas dicas e orientações, em especial, sobre a comunicação com a imprensa e as  mídias digitais. Acesse e vire notícia.

Lenilde Plá de León