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Seja elegante nas redes sociais: não deixe seus “amigos e clientes” no vácuo

Seja elegante nas redes sociais: não deixe seus “amigos e clientes” no vácuo

Mundo digital, comunicação instantânea, vários meios de interagir com as pessoas (WhatsApp, YouTube, Instagram, Messanger, LinkedIn Tic Toc e outros), mas, apesar de todas essas aparentes facilidades, nunca estivemos tão “distantes” uns dos outros.

Senão vejamos: o WhatsApp  que é a plataforma digital mais utilizada no Brasil, onde 93,4% dos brasileiros possuem uma conta, segundo o Instituto “We Are Social”, poderia ser a ferramenta ideal para uma verdadeira  integração entre as pessoas, sejam elas familiares, amigos e  mesmo nas relações profissionais, no entanto é o local onde mais se percebe gafes na comunicação.

No ranking “We Are Social”, o YouTube ocupa o segundo lugar, com mais de 140 milhões de usuários, seguido das demais plataformas.

Mas, se nos ativermos ao WhatsApp, percebemos que as palavras “encurtaram”, são monossilábicas (sim, não, ok, tá), ou são substituídas por emojis (carinhas, mãozinhas, beijinhos, florzinhas).... o que deixa as pessoas cada vez mais isoladas e solitárias.

Antes eram visitas às casas, conversas nas calçadas, nas praças...beijinhos na face, apertos de mão; depois nos restringimos aos telefonemas, ao menos uma vez por semana, para saber como a pessoa, o familiar, amigo...estavam.  Uma conversa gostosa, uma “atualização” dos fatos.  Desejos de felicidade, condolências, etc.

Mas hoje, substituímos todos os contatos humanos pelas plataformas digitais. Antes ainda falávamos por mensagem ou áudio; mas fomos nos “calando” cada vez mais... até chegarmos ao ponto de “neutralizar” as pessoas: não responder às mensagens.

Desleixo que ofende, cria expectativas, dá vazão a muitos pensamentos negativos, do tipo: “Por que não responde”? Será que eu fiz alguma coisa que machucou? Estará bravo comigo? Estará muito ocupado? Ou minha mensagem não teve a menor importância?

Essa atitude negligente, que pode ser, no mínimo, deselegante, afasta as pessoas, magoa, até as mais tolerantes, que irão pensar duas vezes antes de se comunicar com você, para evitar o indesejável “vácuo”.

Já que estamos todos envolvidos nesse "meio de comunicação", responder mensagens no WhatsApp é prática essencial tanto em nível pessoal quanto profissional.

No quesito profissional, permite manter uma comunicação clara e eficiente. Tudo porque muitas vezes há trocas de informações importantes, solicitações de documentos, acordos comerciais ou simplesmente conversas informais. Assim, ao respondermos de forma ágil e precisa, evitamos mal-entendidos. E isso garante a fluidez da comunicação e aumenta a produtividade das interações.

Vamos ser razoáveis: não se justifica o não dar uma resposta, mesmo que seja breve, como: “Muito Obrigado”, “Como você está”, “Estou ocupado agora, te ligo depois”, ou um “sim ou não, um ok, ou mesmo uma carinha,” tudo é valido para não deixar a pessoa com a sensação de que está sendo “excluída”.

Não responder a uma mensagem equivale a negar um “bom dia” ... fica chato, não é?

Então tire um “tempinho”, de todo o tempo que você passa nas redes sociais, para responder às mensagens, pessoais e profissionais, se possível instantaneamente, isso contribuirá para você interagir com parentes, amigos, clientes e pessoas queridas; fortalecerá os laços de amizade e os comerciais; fará você se sentir integrado e querido; e lhe dará a sensação de que você não está só no mundo, e as pessoas também não. Isso é bom!

Tenha sucesso em seus relacionamentos e “nunca negue” um bom dia a ninguém. Vamos utilizar as plataformas digitais para interagir e integrar pessoas e realizar bons negócios: “Fazer o mundo mais produtivo e mais feliz”. 

Até breve.

Lenilde Plá de Léon