voltar

Como identificar e validar uma boa comunicação

Cenário

Você que é dirigente de uma empresa ou entidade de classe certamente não tem tempo, e não pode ficar ligado aos detalhes de uma boa comunicação, mas é preciso ter noção do que é uma comunicação bem feita, saber validar um bom conteúdo e identificar quando uma mensagem está redonda, e se ela vai atingir o alvo, ou não.

Mas, para que sua equipe trabalhe em plena sintonia, em busca dos melhores resultados, seguem algumas dicas às quais você deve ficar atento:  

Dicas para o sucesso da comunicação de sua empresa ou entidade

Para você identificar se a sua equipe de comunicação está atuando do jeito correto, para “vender” suas ideias e conquistar as mudanças que quer fazer na sua entidade e, principalmente, para evitar que as informações divulgadas tragam qualquer embaraço para a sua imagem, do seu negócio ou da classe que representa, verifique: 


1 – Qualidades de um bom texto

  • Ser direto - Um bom conteúdo é aquele que contém todas as informações, na ordem direta, de forma que você lê com conforto, sem precisar voltar para tentar entender o que a pessoa quis dizer, ou para buscar informações importantes. Exatamente como aprendemos na escola: sujeito + verbo + predicado, que é a ação. 
  • O texto precisa ser de fácil entendimento – É fundamental que o texto não contenha termos técnicos, gírias, chavões comuns às categoriais profissionais, ou qualquer outro elemento que possa dificultar a sua plena compreensão.
  • Usar uma linguagem elegante – as frases devem ser bem coordenadas, construídas sem repetição de palavras, com ideias concisas e harmoniosas, que transmitam emoção e empatia com o público alvo, a ponto de envolver o leitor, prendendo-o até o fim da leitura.


2- Como evitar comprar brigas desnecessárias - É preciso tomar muito cuidado para não agredir ninguém nem comprar brigas desnecessárias com instituições públicas, com outras entidades de classe, com pares e até mesmo com a sociedade. 
O assunto seja ele qual for, por mais razão que você tenha, deve permanecer no campo das ideais. Isso significa que você deve se apegar aos seus pontos de vista, com argumentos, provas e número, sem jamais agredir alguém ou quaisquer instituições. Para isso:

3 – Como identicar a melhor estratéfia de comunicação
Um conteúdo bem elaborado é capaz de fazer milagres. Mas de nada adianta produzir bons textos e não divulgá-los ou enviá-los para as mídias e pessoas erradas, fora de tempo, e de ocasião. O seu conteúdo deve ser publicado nos veículos certos, onde se encontra o seu público alvo. Se não você estará falando para ninguém e não vai conseguir os seus objetivos.

Se você colocar em prática essas importantes dicas certamente vai conseguir melhorar a sua comunicação e alcançar as conquistar que tanto deseja.

Se pudermos contribuir estamos á sua disposição. Entre em contato que podemos identificar quais são as suas necessidades de comunicação e ajudar a resolver os seus problemas. 

Grande abraço

Lenilde Plá de León

Contatos:

Telefone: 11 5017-7604

Skype: lenilde.deleon

Email: lenilde@deleon.com.br